29.5.07

OLHAR DE FORA QUE VÊ DENTRO

Obra: Labirintos da Anna
"No mundo do talvez...sou a melhor ou a pior pessoa para falar sobre esse ser complexo e cheio de ?????? sua fúria me é necessária...seu planeta AK contém poesia singular...visível somente a olhos ávidos por vida. Amizade é sua principal cultura. Uma Mafalda na minha existência. E se ela não existisse? seria meu objetivo único, transpor todas as veredas literárias para inventá-la como personagem essencial à humanidade."

by Lanna Dioum

"EXISTIMOS PORQUE ALGUÉM PENSA EM NÓS E NÃO O CONTRÁRIO"

* para menino hugo

Duas mulheres que carregam nos ombros o destino de tantas outras. A profissão mais antiga do mundo gera particularidades de uma vida cruel, humana, sensível e poética. "No tempo em que a maçã foi inventada, antes da pólvora, da roda e do jornal, a mulher passou a ser culpada pelos deslizes do pecado original..." Muitas sociedades machistas querem garantir os direitos sobre o corpo da mulher, impor padrão estético, e reafirmar que o valor está numa película no meio das pernas. Por sonhos de purpurina aceitam a condição de mulher máquina, para que num futuro possam ser princesas, possam ter alguém que as busque no trabalho ou para garantir a comida dos filhos, mas a força feminina não se esconde num orifício. Com que direito alguém se lambuza e até mesmo usa de agressão para esbarrar numa auto-afirmação condicionada pelo "nojo" de querer ser dono do mundo? Dupla subjugação: preço e ilegalidade.No meio do caos aparente, a sensibilidade surge para revelar que quem gera o futuro das nações, quem faz do amor uma palavra de ordem e quem abre mão de suas escolhas por doação aos seus, nunca se perde dessa solidariedade, sempre estará com a mão estendida a quem precisa. Pétalas de um jardim em decomposição, no fundo do olhar trazem a esperança infantil de um mundo melhor, descobrem que o verdadeiro prazer da vida consiste em ter paixão por seja lá o que for desempenhar, e que um carinho sincero e uma verdadeira amizade, não possuem hipoteca. Basta ter atenção que um dia tudo muda para melhor, pode ser hoje que você decide sua própria vida!

UMA CONSTATAÇÃO


a vida adulta
doía nas costelas
pesava nos ombros
trazia lentes nos olhos

a vida adulta
batia na cara
e nas contas a pagar

a vida adulta
as vezes era adúltera

a vida adulta
sangrava
tossia

a vida adulta?
sim, era uma alegria

filha da puta!

* com o ilustrativo talento do companheiro mário jr. / http://www.fotolog.com/mario_quemario

CONFISSÕES DO DIABO E O SERTÃO OU DORAMOR



Eu distorcido no espelho de galhos retorcidos e chuva que não acaba mais. Cinco meses sem um descanso de Deus. Eu e Ele no oco do sertão. Ser tão vazio é meu coração. Machucamos os espinhos das flores que um dia encontrei nas grutas que dormi para aquietar os batedores do meu peito cabeludo. Luto de lua nos meus olhos fundos de choro de menino perdido. Com esforço de suar escuto longe a melodia que ouvi num sei quando. Escuto estrondos e corro com os sete bichos do mato. Um touro entra n'eu e mando e desmando no mundo. Fogo de labareda preta cuspindo das ventas. Urro e rodopio com a espora. Desconfio. Nunca aprendi a rezar umas rimas de fé amém. Sento no toco e fumo a fumaça devagarim e ela vai subindo subindo subindo, e com ela os pensamentos de morte. Tenho gosto da maldade humana e ela faz eu entender quando aparece o bem. Gosto as vezes e desgosto noutras. Sou um sino de agonia. Eu sinto um ardor me comendo as tripas quando num tô com ela. Espero a visita que darei um dia e o mesmo ardor doendo de um jeito que inda num conheço. Durmo e amanheço sem saber de verdade se ela tem cheiro e se posso pegar. O ar quente do meu nariz esquenta o frio que faz eu tremer de fogo bobo que eu acho morar no coração. Minha alegria explode de tontura igual quando o Diabo pede cana e danço na minha cabeça igual doutor que fez aula. Valso até o dia acabar. Raiar os ventos e a natureza toda, brincar com as formigas. E se vem um bicho grande saído de um buraco da terra e mete sem piedade a pata em cima do buraquinho que é a vida delas, uma parte do mundo deixa de ser e passa a não ser. Fica sendo um passado que segue com a gente até o futuro do encantamento.


* com a criatividade do meu querido mário jr. / http://www.fotolog.com/mario_quemario